Elementos

IMBÚ
 
 

 
Imbú (ou Umbú) é o fruto do Imbuzeiro, árvore de grande porte. O nome científico da planta é Spondias Tuberosa. A palavra imbú vem do Tupi: y-mb-u que significa árvore que dá de beber. É comum as pessoas, além de saborear os frutos (in natura, em forma de doces, sucos e outros), extrairem também a sua batata (xilopódio) que fica sob o solo e serve de armazenagem de água, glicose e outras substâncias. A extração dessa batata se faz para a produção de doces e é um dos principais contribuições para o desaparecimento da espécie.
 

TINGUI

O Tingui (Magonia Pubescens) é uma planta da família das Sapindáceas (A mesma família do guaraná). É uma árvore, em geral de médio a grande porte, bastante resistente à seca e adaptável a qualquer tipo de solo. Possui um fruto grande e marrom que leva o mesmo nome da planta cujas sementes são muito utilizadas na produção de sabão.
 

 
 FRUTA DE LOBO
 

 
Também chamada de Lobeira, a Solanum Lycocarpum pertence a família das Solanaceae (a mesma família do tomate). É uma árvore de pequeno a médio porte que pode atngir até 5 metros de altura. Suas raizes são usadas contra hepatite e seus frutos (gostos, mas enjoativos) contra asma, diabetes e eplepsia. Também suas flores possuem ações medicinais. A Lobeira ou Fruta de Lobo recebeu este nome devido ser muito apreciada pelos Lobos Guarás.
 
CAGAITA
 

A Cagaita (Eugenia Dysenterica) é uma fruta muito gostosa, chegando a ser doce quando verde e azeda quando madura. A Cagaita é da família das Myrtaceae (a mesma família da jabuticaba). As Cagaiteiras são árvores de médio a grande porte, chegando a atingir 9 a 10 metros de altura.
Curiosidade: Enquanto a fruta possui efeito laxantivo, as folhas dessa planta possui ação anti-diarréica.
 

 ANGELIM DO CERRADO
  

 
Seu nome científico é Vatairea Macroparpa e é da família das Leguminoseae-pailonoideae. É uma árvore de médio a grande porte, com lindas flores e pequenos frutos "alados" que mais se parecem sementes com cauda. Esses frutos são uma boa diversão para as crianças que os jogam para cima e ficam a observá-los cair girando feito helicópteros.
 

MELÃOZINHO

O Melãozinho (Momordica Charantia) é um cipó herbáceo da família das Curcubitaceae. Seus frutos são dourados e repletos de sementinhas vermelhas que podem ser ingeridas, mas de pouco sabor. Seu uso medicinal inclui tratamento contra febre. Os frutos tambem são chamados de boizinhos por serem utilizados nas brincadeiras de fazendinha.