Eletrotécnica‎ > ‎

Eletrônica - Artigos - Componentes Eletrônicos

postado em 8 de dez de 2010 06:00 por Erisvaldo Ferreira Silva   [ 8 de dez de 2010 06:12 atualizado‎(s)‎ ]

Retirado da Wikipédia

(Clique na informação para ir direto à página de origem)


Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.


transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transferresistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.


Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristalsemicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadaspor diferentes gases durante sua formação. É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador decorrente elétrica. Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V(silício).


Um resistor (em Portugal mais frequentemente chamado de resistência) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica(efeito joule),ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silício.


Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas freqüências.


Espero que estes links sejam úteis...

Comments