Eletrotécnica‎ > ‎

Eletrotécnica - Visita - Subestação Montes Claros II - CEMIG

postado em 10 de jul de 2011 11:57 por Erisvaldo Ferreira Silva   [ 11 de fev de 2012 05:02 atualizado‎(s)‎ ]

Alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica realizaram visita a Subestação da CEMIG em Montes Claros


Professor Antônio Augusto e alunos na Subestação da CEMIG, em Montes Claros.


    No dia 18 de Junho de 2011, os alunos do Curso Técnico em Eletrotécnicado CampusMontes Claros, realizaram uma visita técnica à Subestação da CEMIG, no bairroVillagedo Lago II, na cidade de Montes Claros, com a supervisão do Professor Antônio Augusto Martins dos Santos.

    O objetivo da visita foi propiciar aos alunos, o desenvolvimento de habilidades técnicas relacionadas ao reconhecimento da estrutura organizacional e física de uma subestação elétrica, necessárias para o desenvolvimento de projetos e a execução de instalações residenciais e prediais no contexto local.

    As atividades tiveram início com a apresentação de um vídeo contendo relatos da história da concessionária, com aplicações à segurança do trabalho na subestação e atividades diárias sobre a energia elétrica, priorizando os cuidados necessários na sua utilização e manutenção, dando ênfase aos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e aos equipamentos de segurança coletiva (EPC’s).

    O técnico da CEMIG, Éder Gonçalves, apresentou a sala de controle, com mapas e diagramas, sistemas de controles e comando de painéis, além da estrutura organizacional da subestação elétrica, explicando sobre a distribuição da energia elétrica pela subestação em todo Norte de Minas Gerais.

    Em seguida, foram distribuídos equipamentos de proteção individual e os alunos percorreram toda parte externa da subestação elétrica, sendo constantementeorientados sobre os dispositivos de proteção e controle.

    Esta atividade é parte da proposta pedagógica do Curso Técnico em Eletrotécnica, que objetiva fortalecer a articulação da teoria com a prática e oferecer condições para a construção de competências necessárias a uma atuação profissional segura, contextualizada e eficaz.

 

Na parte externa da Subestação elétrica, os alunos recebem informações sobre os dispositivos de proteção e controle.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Montes Claros


Comments