Eletrotécnica‎ > ‎

Projetos - Resumo - Diferença entre Relatório e Artigo

postado em 11 de fev de 2012 04:49 por Erisvaldo Ferreira Silva

Resumo da pesquisa sobre as diferenças entre Relatório e Artigo

Erisvaldo Ferreira Silva


Os processos executados no âmbito das instituições de ensino, pesquisa e extensão estão ligados à produção e transmissão de conhecimento. Uma forma de apresentar, difundir, demonstrar ou contestar o conhecimento produzido, que é uma necessidade do processo, se faz através dos trabalhos acadêmicos.

Diante de uma diversidade de finalidades, existe uma multiplicidade de trabalhos acadêmicos que podem ser produzidos, dos quais destacamos o Relatório e o Artigo.

O Relatório é um conjunto de informações, escrito sob uma forma padronizada, utilizado para relatar resultados totais ou parciais acerca de um determinado evento. Deve conter, geralmente, as seguintes informações: nomes dos autores, do orientador e da instituição, informações de contato, local e data, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão.

O Artigo, por sua vez, é uma síntese do relatório produzido. É escrito sob um modelo padronizado a fim de ser analisado para posterior publicação ou apresentação em seminários. Deve apresentar o resultado final do evento, que pode ser diferente do resultado que era esperado.

Seja qual for o trabalho acadêmico, constitui parcela importante do conhecimento e desenvolvimento, sendo necessários nos meios de ensino e essenciais na comunidade.


FONTES DA PESQUISA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_acadêmico;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relatório;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artigo_científico;

http://pt.scribd.com/doc/3383159/Modelo-de-Relatorio;

http://www.ceart.udesc.br/Documentos_e_Formularios/Arquivos/modelo_artigo_cientifico.pdf;

http://www.cidadesp.edu.br/new/copesq/site/manual_trabalhos_academicos/01_trabalhos_academicos.pdf

Dicionário Eletrônico Aurélio 5.1

Comments