Tec Info Net‎ > ‎

RET

Atividade Avaliativa 2

postado em 15 de jul de 2013 20:05 por Erisvaldo Ferreira Silva

DISCUTINDO A UNIDADE 3 - Capítulos 5 e 6

postado em 15 de jul de 2013 20:04 por Erisvaldo Ferreira Silva

Discussão Gramatical
por JMCQ- segunda, 6 maio 2013, 19:15
 

Vocês concordam com a seguinte assertiva?

Na língua falada existem variações linguísticas, porém, na escrita, temos que ter uma regularidade, pois, se isso não ocorresse e cada um escrevesse da maneira como se fala, chegaríamos ao ponto de não conseguirmos nos comunicar.

Essa é a importância da gramática, vem para regularizar a norma culta da língua.

Comentem sobre a importância (ou não) de se estudar a gramática.


Re: Discussão Gramatical
por Erisvaldo Ferreira Silva - sexta, 10 maio 2013, 20:32
 

Como em qualquer país do mundo, no Brasil a linguagem falada difere intensamente da linguagem escrita. Até mesmo a linguagem escrita varia bastante, dependendo de onde ela é aplicada. A gramática regula não só a linguagem escrita, mas também a falada e, devido a essa padronização, as denominam Língua.

Como diria um professor que tive: Só se aprende a Língua Portuguesa, pensando em português. pois os pensamentos são mais rápidos, enquanto que a fala é mais lenta e a escrita, mais lenta ainda.

Mas voltando à Gramática...

Quem saber bem a gramática entende bem as coisa. Isso não que dizer que se expresse bem, mas que sabe como se expressar nos momentos exatos.

Já pensou em escrever um poema gramaticalmente correto.... Não é impossível, mas.... Fica devendo algo. Agora, experimente ler um texto de uma lei qualquer... Sem conhecer um mínimo de gramática, tudo que irá perceber é que existem ali algumas palavras que você conhece...

Atividade Avaliativa 1

postado em 15 de jul de 2013 20:00 por Erisvaldo Ferreira Silva   [ 15 de jul de 2013 20:00 atualizado‎(s)‎ ]

DISCUTINDO A UNIDADE 2 - Capítulos 3 e 4

postado em 15 de jul de 2013 19:58 por Erisvaldo Ferreira Silva   [ 15 de jul de 2013 20:01 atualizado‎(s)‎ ]

Diferentes tipos de textos e gêneros textuais
por JMCQ - segunda, 29 abril 2013, 19:35
 

Para que a comunicação se efetive, faz-se necessário que nos comuniquemos através de textos. Discorra sobre os diferentes tipos textuais e gêneros textuais e comente sobre o objetivo do locutor ao utilizar cada um deles.


Re: Diferentes tipos de textos e gêneros textuais
por Erisvaldo Ferreira Silva - segunda, 29 abril 2013, 20:10
 

Compatilhando vídeo...

Gêneros Textuais


Re: Diferentes tipos de textos e gêneros textuais
por RL - terça, 30 abril 2013, 08:15
 

Oi Erisvaldo! Gostei do seu video. Comente um pouco sobre ele.

Bons estudos!

RL - Tutora a distância/MOC


Re: Diferentes tipos de textos e gêneros textuais
por Erisvaldo Ferreira Silva - terça, 30 abril 2013, 23:49
 

Muitos são os tipos e os gêneros textuais. Alguns reconhecidos internacionalmente, outros somente em alguns países ou regiões.

Na Língua portuguesa, e na grande maioria das línguas espalhadas pelo mundo, podemos destacar alguns tipos (natureza linguística expressa pelos textos) como narrativo, dissertativo e descritivo, e alguns gêneros (situações cotidianas da comunicação) como carta, notícia, entrevista, etc.

Podemos utilizar cada tipo ou gênero textual, porém devemos ser convenientes: Não posso escrever uma bula de remédio para expressar meus sentimentos à minha esposa, nem escrever uma carta de amor ao Papa, Não! cada texto tem o seu lugar e sua função.

Um texto dissertativo, por exemplo, pode conter pequenas descrições, mas deve ser predominantemente dissertativo. Assim como a poesia, que possui "licença poética" para utilizar-se de outros recursos linguísticos, não pode perder sua essência poética.

Dessa forma, podemos utilizar os textos para causar risos, choro, incômodo, expressar nossos sentimentos, descrever objetos e ações, narrar fatos ocorridos ou que supostamente ainda irão acontecer, etc..

DISCUTINDO A UNIDADE 1 - Capítulos 1 e 2

postado em 15 de jul de 2013 19:53 por Erisvaldo Ferreira Silva

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
por JMCQ - quinta, 18 abril 2013, 21:41
 

Tendo em vista que o homem é um ser eminentemente social, discorra sobre a importância da comunicação para o ser humano.


Re: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
por Erisvaldo Ferreira Silva - segunda, 29 abril 2013, 20:19
 

Não só o ser humano, mas também todos os animais, insetos e tudo que existe, possui sua forma de se comunicar.

Para o ser humano, a comunicação é a principal fonte de desenvolvimento da espécie. É por ela existir que sabemos sobre o nosso passado, registramos o nosso presente e conseguimos desenvolver projetos para o futuro.

Sem a comunicação, seja escrita, oral ou através de gestos, talvez não seríamos hoje tão diferentes dos outros animais. A comunicação tem o poder de estabelecer relações de paz ou de guerra entre povos e, consequentemente, gerar "evolução".

Hoje, o ser humano é capaz de se comunicar de diferentes formas: além da oralidade, escrita, e gestos: de um olhar, de um sorriso, de uma ação, etc. E não entenderíamos todos esses sinais se não nos comunicássemos todo o tempo.

A Importância de uma boa Comunicação - Chaves

1-5 of 5