Tec Info Net‎ > ‎RET‎ > ‎

DISCUTINDO A UNIDADE 3 - Capítulos 5 e 6

postado em 15 de jul de 2013 20:04 por Erisvaldo Ferreira Silva
Discussão Gramatical
por JMCQ- segunda, 6 maio 2013, 19:15
 

Vocês concordam com a seguinte assertiva?

Na língua falada existem variações linguísticas, porém, na escrita, temos que ter uma regularidade, pois, se isso não ocorresse e cada um escrevesse da maneira como se fala, chegaríamos ao ponto de não conseguirmos nos comunicar.

Essa é a importância da gramática, vem para regularizar a norma culta da língua.

Comentem sobre a importância (ou não) de se estudar a gramática.


Re: Discussão Gramatical
por Erisvaldo Ferreira Silva - sexta, 10 maio 2013, 20:32
 

Como em qualquer país do mundo, no Brasil a linguagem falada difere intensamente da linguagem escrita. Até mesmo a linguagem escrita varia bastante, dependendo de onde ela é aplicada. A gramática regula não só a linguagem escrita, mas também a falada e, devido a essa padronização, as denominam Língua.

Como diria um professor que tive: Só se aprende a Língua Portuguesa, pensando em português. pois os pensamentos são mais rápidos, enquanto que a fala é mais lenta e a escrita, mais lenta ainda.

Mas voltando à Gramática...

Quem saber bem a gramática entende bem as coisa. Isso não que dizer que se expresse bem, mas que sabe como se expressar nos momentos exatos.

Já pensou em escrever um poema gramaticalmente correto.... Não é impossível, mas.... Fica devendo algo. Agora, experimente ler um texto de uma lei qualquer... Sem conhecer um mínimo de gramática, tudo que irá perceber é que existem ali algumas palavras que você conhece...

Comments