Psiu Poético‎ > ‎

Chamada 2009


23º Salão Nacional de Poesias - Psiu Poético 2009 - Cinepoesia A Invenção dos Geraes

Car@s amig@s,

 

O 23º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que em 2009 está trabalhando com o tema Cinepoesia A Invenção dos Geraes, a realizar-se  de quatro à doze de outubro deste ano. Começa a receber as inscrições a partir do dia  primeiro de julho de 2009, no Centro Cultural Hermes de Paula em Montes Claros – MG.

 

Serão considerados inscritos as obras e projetos enviados através do sítio www.psiupoetico.com.br, pelos correios ou entregues pessoalmente no endereço: Biblioteca Pública Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho"  - Centro de Educação e Cultura "Dr. Hermes de Paula" - Praça Dr. Chaves, 32 - Centro  - MontesClaros/MG – CEP: 39.400-005 Telefones: (0xx38) 3229-3457/3229-3458 - Fax (0xx38) 3229-3456 emeio:

 

 psiupoetico@gmail.com ou

 aroldopereirapoeta@yahoo.com.br

 

O tema deste ano vem reforçar o orgulho do norte mineiro e enfatizar o movimento Catrumano, que a partir de suas ações teve o dia oito de dezembro oficializado como o  dia dos Geraes, comemorado em 2008 na cidade Matias Cardoso onde nasceu o Estado de Minas Gerais.

 

Além disso também quer retomar a tradição que Montes Claros tem com o cinema através da produção dos cineastas montesclarences  Carlos Alberto Prates Correia, que realça sua paixão por Montes Claros e região em todos os seus filmes, Alberto Graça e Beth Formaggini com seu cinema político e questionador,  Paulo Henrique Souto com seu  cinema poético e teatral e Edes Barbosa com seu cinema calcado na história dos geraizeiros e barranqueiros do norte de minas.  

 

Temos a produtora  Vânia Catani, de Montes Claros, que vem trabalhando com a nova geração do cinema brasileiro, tendo já produzido filmes do Pedro Bial, Eliane Café  e Matheus Narthegaele entre outros. E outros da nova cena montesclarence que vem produzindo nessa área como Adriana Cursino, Lara Araújo, Fernando Rodrigues, Iésus Filho, Duran Veloso, Andréa Martins.

 

Beijos Azuis

Aroldo Pereira